SE PERDESSE TODAS MINHAS CAPACIDADES, TODAS ELAS MENOS UMA,

ESCOLHERIA FICAR COM A CAPACIDADE DE COMUNICAR, PORQUE COM ELA DEPRESSA RECUPERARIA TUDO O RESTO…


Daniel Webster

Friday, November 03, 2006

O que é a AFASIA?


"Beyond Aphasia - Therapies for Living with Communication Disability", 2000)




“Tinha decidido ir ao dentista. Era um dia normal. Quando acordei, achei que não estava no mesmo sítio das outras pessoas. A minha boca estava fechada. Não tinha nada para dizer. As pessoas falavam comigo, mas muito longe e como achava que a minha voz não chegava lá, não falava. Achei que elas estavam preocupadas comigo. Até lhes podia dizer alguma coisa, mas não conseguia porque a voz não saía. Naquele dia, estava calada. Se calhar, eu que gosto de falar muito, o sábado pôs-me sem fala. Era para não dizer asneira! “
(Paula, 31 Anos, Advogada)

“A afasia é uma perturbação da função linguística causada por lesão cerebral”
(Benson e Ardila, 1996)

“Uma perturbação, devido a lesão adquirida e recente do S.N.C., da capacidade de compreender e formular linguagem. É uma perturbação multimodal, representada por alterações diversas da compreensão auditiva, expressão, leitura e escrita.
Pode ser influenciada por ineficiência fisiológica ou défices cognitivos, mas não pode ser explicada por demência, perdas sensoriais ou disfunção motora”
(Rosenberg, La Pointe e Wertz – 1989)


“ …não é apenas uma quebra na capacidade de usar e compreender linguagem. É algo social, biológica e psicologicamente mais abrangente do que aquilo em que se tem acreditado…”
(Wahrborg, Borenstein, 1990)

“ a afasia é a dificuldade temporária ou permanente de satisfazer as necessidades comunicativas de uma pessoa, através de um discurso normal”
(Roberta Chapey, 1994)


“A afasia é experienciada como um processo complexo, multidimensional e dinâmico que influencia os vários domínios do funcionamento social da pessoa e a afecta a diferentes níveis, enquanto alguém que interage com os outros, enquanto membro de grupos e comunidades e enquanto cidadão”
(Parr et al.,1997)

1 Comments:

Blogger Carochinha said...

Parabéns! Adorei o blog!
Conhecimento muito bom e util e com boas fontes bibliográficas!
Obrigada por partilhar connosco!

Cumprimentos,
Inês

9:59 PM  

Post a Comment

<< Home